segunda-feira, 3 de março de 2008

Saudades de uma vida que nunca existiu !

É comum sentirmos saudades de determinadas passagens de nossas vidas. Normalmente sentimos saudades de momentos alegres e felizes.
Algumas vezes sentimos saudades de momentos não tão felizes, mas marcantes por uma situação; por uma pessoa; por um detalhe.

Mas, se pararmos para nos analisar, também sentimos saudades de coisas que não existiram; sentimos saudades de uma vida que só acontece em sonhos !

É comum termos sonhos fantásticos; com personagens que nem conhecemos; outras vezes são pessoas de nosso relacionamento, mas exercendo um papel que não lhes cabe na vida real; algumas vezes o lugar onde estamos - no sonho - é irreconhecível; outras, é conhecido, mas diferente em vários aspectos.

Nos sonhos, freqüentemente, assumimos o papel de outro personagem; podemos até mesmo ser alguém que nunca conhecemos.

É aí que começa a nossa história. Sonhar com um lugar mágico; onde temos uma personalidade diferente da que atuamos em vida; pessoas diferentes; histórias diferentes.
( Quem já não teve sonhos assim que jogue a primeira pedra em mim e me acorde ! )


E o mais interessante é que quando acordamos, geralmente esquecemos do sonho; ele vai se esvanecendo rapidamente, como que fugindo e se escondendo de nossa consciência.

Pensamos que o sonho acabou ( John Lennon nos certificaria que acabou, sim ! ), mas ele continua a "rodar em background" ( em segundo plano ) em nossa mente subconsciente, e muitas vezes irá direcionar os acontecimentos do dia, o nosso humor, as nossas reações, as nossas decisões.

Experimente ir à um lugar tranqüilo e silencioso; feche os olhos; relaxe e deixe a sua mente divagar ( devagar também, rsrsrs ). Quase que imediatamente idéias e imagens mentais começam a se formar.

Uma vida à parte de nossa realidade está - agora mesmo - acontecendo na porção subconsciente de nossas mentes.

Pode ser que o sonho que tivemos à noite tenha continuado durante o dia nessa porção da mente, ou outro começou. Que coisas interessantes podem ter acontecido nessa "vida alternativa" hoje, ontem, na semana passada ?

Como é uma porção da nossa mente de que não temos consciência, não podemos saber ao certo o que acontece lá, mas, podemos sim, sentir saudades de alguns desses sonhos que acontecem paralela e imperceptivelmente às nossas vidas ( sonhos inconscientes que acontecem enquanto tomamos café, atendemos o telefone ou dirigimos o carro ).

( Em momentos de distração uma conexão entre o consciente e o subconsciente pode ser percebida, como uma tênue ponte de fios de seda ligando uma porção da mente à outra. )

Esses sonhos inconscientes podem estar agindo em nossas vidas de maneira construtiva ( pró-metas e auto-estima elevada ) ou destrutiva ( anti-metas, baixa auto-estima, auto-comiseração e auto-sabotagem ), tornando a nossa vida real um sonho ou um pesadelo.

Para sentirmos saudades dessa vida paralela que acontece em nossa mente, é preciso que lá ocorram sonhos agradáveis, proveitosos e positivos e que os mesmos afetem de forma construtiva a nossa vida.

É necessário que o consciente e o subconsciente sonhem os mesmos sonhos. Enquanto um correr para um lado e o outro para o oposto, haverá uma dissociação entre as duas vontades.

Quando o consciente e o inconsciente tiverem o mesmo direcionamento, os mesmos sonhos, estes se tornarão realidade !

Como fazer isso ? Isso é assunto para outro tópico .. até lá ....

Nenhum comentário: