segunda-feira, 3 de março de 2008

Ping pong verbal

O tênis de mesa foi inventado na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome ping pong atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores, assim como sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa

O jogo, basicamente falando, consiste em "devolver" a bola ao adversário através de uma raquetada, fazendo com que ela rebata no nosso lado da mesa antes de chegar ao lado oposto dela.

A analogia com uma conversa é inevitável. Podemos ter um jogo tranquilo, onde os jogadores joguem amistosamente ou, pelo contrário, o jogo pode ser muito disputado com cortadas e jogadas que dificultem a recepção da bola por parte do oponente.

Quando alguém nos trás uma idéia nova, uma crítica ou uma sugestão podemos reagir de várias formas :

1) aceitando graciosamente as palavras da outra pessoa, mesmo que não concordemos com ela.
2) rebatendo a idéia ( ou crítica, ou sugestão ), esperando que o outro continue o jogo.
3) dando uma cortada na iniciativa do outro e, aparentemente, marcando ponto.

A opção escolhida dependerá de nosso temperamento, de nosso humor, da pessoa que nos fala, da forma como essa pessoa fala, do que essa pessoa falou, da situação em geral.

Na imagem abaixo temos a analogia clara da diplomacia intermediando as negociações entre o Oriente e o Ocidente.



Geralmente precisamos absorver o impacto da "raquetada" do outro, certos de que estamos no mesmo jogo e de que ele ( ou ela ) - tendo ou não a intenção declarada de nos atingir - no fundo, no fundo, no fundo age no sentido de nos instigar, de nos "chamar para o jogo", de nos fazer participar da Vida.

Mesmo que o outro ganhe o jogo, que saia vitorioso da batalha de idéias ou opiniões, nós não teremos perdido nada se soubermos apreciar o jogo, aprender com ele e até mesmo nos divertirmos durante ele.

Conclamo-os(as) a participarem dos "ping-pongs verbais" vindouros de maneira esportiva, na base do "fair play", percebendo que é a Vida quem está jogando com você, através de outra pessoa.

Aprenda com isso; creça com isso. Torne-se um(a) melhor jogador(a) jogando - amistosamente - o jogo da Vida; o "ping-pong verbal".

Topas um jogo agora ? Então, deixe o seu comentário ...

Nenhum comentário: