quinta-feira, 9 de abril de 2009

De onde a água vem e para onde ela vai ?

Há algumas coisas em nossas vidas que são tão simples que, por isso mesmo, tornam-se irrelevantes, quando na verdade têm uma importância enorme para toda a humanidade atual e vindoura.

É tão simples abrir uma torneira em casa e deixar a água escorrer por nossas mãos. Muitos de nós nasceram e cresceram com essa realidade.





Os que têm ou tiveram a experiência de tirar água de um poço ( perto ou distante de sua casa ) ou, ainda, os que têm uma dificuldade maior em captar a água necessária para beber ou para a higiene têm uma idéia mais precisa sobre a origem e destino dessa maravilha da natureza.

Estamos tão acostumados com torneiras e chuveiros saindo das paredes, pias e patentes conectadas à um esgoto oculto que não temos consciência de onde vem a água que utilizamos e para onde ela vai depois de usada.


Também em relação ao lixo; a nossa única preocupação é - no máximo - a de levá-lo até a lixeira da rua. Daí para frente passamos a responsabilidade para a empresa de coleta ou para o município.

Normalmente estamos tão preocupados em satisfazer nossas necessidades básicas ( respirar, hidratar o corpo, alimentar o corpo, eliminar resíduos alimentares e higienizar o corpo, nessa ordem de prioridade ) que não nos preocupamos com os recursos naturais envolvidos nesses processos.


Não devemos nos preocupar somente com o "De onde eu vim e para onde eu vou".

Faz-se mister, também, pensarmos "De onde veio essa água e para onde ela vai".
Faz-se necessário pensarmos "Para onde vai o lixo que eu gerei".
O ar nos serve. A água nos serve. Os alimentos nos servem. A Natureza nos serve.
Cabe à nos cuidarmos e respeitarmos a Natureza, para que ela possa continuar à nos servir e aos nosso descentendes.
Diariamente, Ela ( a Natureza ) passa por dentro de nós.
O ar passa por dentro de nós.
A água passa por dentro de nós.
Os alimentos passam por dentro de nós.
Somos parte da Natureza e ela é tudo em nós.
Respeite-mo-La.

Um comentário:

Anônimo disse...

a agua e tudo para a gente quando abrimos uma torneira ou tomamos banho as vezes nao pensamos de onde a agua vem como ela e tratada e depois por onde ela vai mas agora pense se acabasse a agua como iremos viver como imos tomar banho lavar roupa limpa casa lava louça.penso entao ta na hora agora de comecar a pensar mas um pouco na vida ne